Mitos vs. Realidade

Mito: Quem participa de estudo clínico é COBAIA?

Realidade: Este pensamento está completamente errado. As COBAIAS (animais) não têm poder de decidir se querem ou não participar de uma pesquisa. Em uma pesquisa envolvendo seres humanos, você tem o direito de ser informado sobre detalhes do estudo, poderá analisar seus benefícios e riscos e caso decida participar, você assinará um documento (o termo de consentimento) que comprova que sua participação é voluntária.

Mito: Uma vez que eu tenha assinado o termo de consentimento livre e esclarecido, devo permanecer no estudo até o final dele?

Realidade: Isto não é verdade, mesmo que você tendo assinado o termo de consentimento, você está livre para mudar de ideia e decidir se retirar do projeto, a qualquer momento, sem nenhum tipo de prejuízo para você.

Mito: O pesquisador sabe o que é melhor para mim. Por isso, se ele decidir que devo participar de um estudo clínico terei que seguir a orientação dele.

Realidade: o pesquisador é a sua principal fonte de informação. Entretanto, a decisão de participação de um estudo clínico é somente sua, caso você realmente acredite que se beneficiará.