Você já parou para pensar nos últimos avanços da medicina? Pode imaginar como foram descobertos os medicamentos para tratar os mais diversos tipos de doenças, desde as menos graves até doenças como AIDS, câncer e diabetes? E as vacinas? Os equipamentos para detectar doenças como aparelhos de tomografia e ressonância magnética? Os alimentos funcionais que você utiliza? E quanto aos produtos de higiene como sabonetes, cremes e shampoo? E os produtos de terapia celular?

Todos estes avanços somente foram possíveis através da realização de uma pesquisa clínica!

Mas afinal, o que é pesquisa clínica? A pesquisa clínica é uma investigação que envolve seres humanos. Segundo definição dada pelo Conselho Nacional de Saúde, as pesquisas envolvendo seres humanos são aquelas pesquisas que, individual ou coletivamente, tenha como participante o ser humano, em sua totalidade ou partes dele, e o envolva de forma direta ou indireta, incluindo o manejo de seus dados, informações ou materiais biológicos (Resolução 466 de 2012 CNS).

A decisão de participar de uma pesquisa clínica pode ser angustiante se estamos desinformados e inseguros, principalmente quando nos deparamos com termos médicos complexos. Por isso esse canal pode te auxiliar a compreender a pesquisa clínica e desmistificar a participação como cobaias.

Assista o vídeo para mais informações!
A Sociedade Brasileira de Profissionais em Pesquisa ClínicaSBPPC vai conduzi-lo através do mundo da pesquisa clínica, esclarecendo suas dúvidas para que você possa decidir de forma consciente se deve ou não participar de uma pesquisa clínica.

Boa viagem!

Agora que você já sabe o que é uma pesquisa clínica vamos entender o que é um ensaio clínico?

Dentre os vários tipos de pesquisa clínica existentes, os ensaios clínicos são aqueles estudos conduzidos em seres humanos com objetivo de comprovar que um medicamento, vacina, produto para saúde, cosmético ou alimento, sujeitos ao controle sanitário, é seguro e funciona.

A quantidade de estudos clínicos vem crescendo exponencialmente no Brasil nos últimos anos. Segundo dados obtidos do Clinical Trials, a base de dados internacional que registra os estudos clínicos no mundo, existem atualmente mais de 2 mil estudos clínicos sendo conduzidos no Brasil (2018) e ainda hoje existe um grande preconceito e desinformação envolvendo a pesquisa clínica.

Por definição, ensaio clínico é uma pesquisa conduzida em seres humanos com o objetivo de descobrir ou confirmar os efeitos clínicos e/ou farmacológicos e/ou qualquer outro efeito farmacodinâmico do medicamento experimental e/ou identificar qualquer reação adversa ao medicamento experimental e/ou estudar a absorção, distribuição, metabolismo e excreção do medicamento experimental para verificar sua segurança e/ou eficácia (ANVISA RDC 09/2015).

Em outras palavras, um ensaio clínico é uma pesquisa científica que pretende responder uma pergunta sobre determinada intervenção que pode ser com um medicamento, um produto para a saúde, um alimento, um cosmético, uma vacina, enfim, uma intervenção que deve ser controlada a fim de avaliarmos a segurança e a eficácia desta intervenção. Essas pesquisas são essenciais para a chegada de novas alternativas terapêuticas no mercado.

Você pode se perguntar: Esta intervenção é segura? Ela funciona? Será que não vou ter nenhum problema? Este procedimento é melhor do que o existente no mercado? Como eles são realizados?

Ao navegar por este Portal, você poderá responder estas e outras questões, mas se ainda tiver alguma dúvida, faça contato com a SBPPC e converse com um dos nossos profissionais.